06/04/2009

ONDE LEVAR O SEU AMIGO "GRINGO"

O primeiro lugar para onde as pessoas levam os amigos estrangeiros em visita a São Paulo é o shopping. De fato, a cidade possui shoppings centers excelentes (uma curiosidade: são mais de 60!), mas seriam eles ideais para levar os “gringos”? A resposta é não. E, pelo mesmo motivo, não compensa levá-los ao Parque do Ibirapuera. Eles devem ter conhecido muitos shoppings e parques ao longo da vida. Na visão de boa parte dos turistas, shopping é igual em todo lugar. Idem para a maioria dos parques.
Então, para onde levar o turista estrangeiro? Quais os locais que agradariam os gringos loucos por um lugar pitoresco, que poderia ser associado a São Paulo ou Brasil? A seguir uma lista de, digamos, “pontos turísticos” interessantes de São Paulo.

MASP – O Museu de Arte de São Paulo possuiu um acervo que abrange diversos períodos da história da arte, do Renascimento ao Impressionismo, do Barroco à arte do século XIX. Os visitantes ficam surpresos ao constatar que São Paulo abriga um museu desse porte e importância. Se acaso o visitante for um europeu cansado dos “Louvres” da vida, insista no MASP. Além do variado acervo artístico, aos domingos, ele abriga uma charmosa feira de antiguidades no saguão e é vizinho de importantes atrações como o Center 3, a Livraria Cultural e o Parque Trianon.

PARQUE TRIANON – É mais recomendável levar o gringo para o Trianon do que para o Ibirapuera. O Trianon não é só o vizinho do MASP, ele possui uma interessante feira dominical e muitas árvores nativas que chamam a atenção do visitante. As espécies são identificadas por placas e estão distribuidas por todo o parque. Além do mais, quem não ficaria surpreso com um parque em pleno centro financeiro de São Paulo?



MUSEU DO FUTEBOL – Se o visitante for do sexo masculino, esse é o lugar ideal. Sediado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é quase que totalmente interativo. Dezenas de horas de video podem ser apreciadas em seus monitores. O acervo fotográfico é imenso. É possível, através dele, conhecer a história, os grandes campeonatos e os grandes ícones desse esporte.

RUA 25 DE MARÇO – Considerada suja, fedorenta, tumultuada e pouco sofisticada, a 25 de Março é, na visão de muitos paulistanos, o último lugar para onde levariam os amigos de fora. Mas poucos locais são tão típicos quanto a 25! Apesar de amendrontados com a quantidade de gente e a possibilidade de assaltos, os turistas ficam deslumbrados. As lojas especializadas, o Mercado da Cantareira e os pontos de comida árabe chamam a atenção e agradam logo de cara. Leve o visitante ao Mercadão e sugira um pastel de bacalhau ou sanduíche de mortadela do Hocca Bar. Antes, percorra as bancas de frutas com ele e faça-o experimentar algo que considere exótico. A quantidade de frutas é de deixar qualquer um de queixo caído (inclusive frutas secas e cristalizadas).

MUSEU DE ARTE SACRA – O prédio de arquitetura colonial e o conjunto de imagens barrocas chamam a atenção logo de cara. Além de estátuas, crucifixos e relicários antigos, o museu mantém em exposição as peças do antigo Museu do Presépio. Por meio de imagens representativas da Natividade, é possível ter uma idéia de como é comemorado o Natal em diversos países. Outro ponto a favor do Museu de Arte Sacra é a localização, junto a Estação da Luz, Pinacoteca do Estado, Parque da Luz e Estação Júlio Prestes - um conjunto de atrações que vale a pena ser visto tanto pelos de for a quanto pelos moradores locais.



MUSEU DO IPIRANGA – Para muitos estrangeiros (os mesmos que já não vêem graça no British Museum ou estão cansados de visitar o Prado), o acervo do Ipiranga é tremenda e totalmente frustrante. Mas acontece que o Museu não se limita ao seu acervo! Quando levar seus amigos estrangeiros ao Ipiranga, mostre a eles o jardim de inspiração francesa, a Casa do Grito e o Monumento. Talvez você mesmo não saiba, mas há um parque com área para prática de esportes atrás do museu. O que pode provar que o Ipiranga é mais do que uma instituição museológica, é uma grande área de lazer do paulistano. Incentive os amigos a levarem uma câmera e mostre os atrativos do local que eles vão gostar. Sem dúvida!

GALERIA DO ROCK – A Grandes Galerias, mais conhecida como Galeria do Rock, funciona de segunta a sábado no centro da cidade. Possui duas entradas, uma pela rua 24 de Maio e outra pela avenida São João. É um dos lugares mais interessantes para levar aquele amigo turista ansioso por conhecer a cidade. A Galeria do Rock possui dezenas de lojas especializadas em, obviamente, rock. São souvenirs, camisetas, CDs e acessórios para roqueiro nenhum botar defeito. Quem quiser, pode procurar os novos lançamentos em CD ou DVD de bandas como Iron Maiden, Metallica, Kiss, Judas Priest e outras; mas, se desejar, pode também sair a caça de raridades em vinil de sua banda predileta. Uma das melhores lojas é a Consulado do Rock, que possui um imenso catálogo de acessórios e roupas para fâs de metal. Outro ponto imperdível é a Baratos Afins, cuja especialidade são discos mais antigos, a maioria em vinil. Se quiser um disco dos Mutantes da década de 1960 ou do Secos e Molhados dos Anos 70, é o lugar ideal. Não é por nada, mas os gringos adoram!



EDIFÍCIO E TERRAÇO ITÁLIA – Nada melhor do que convidar os amigos de fora para um drinque no bar ou uma refeição no restaurante do Terraço Itália. O atendimento é de primeiríssima e os pratos, inesquecíveis. Tanto o bar quanto restaurante possuem um atrativo digno das melhores (e maiores!) cidades do mundo: a vista. São Paulo vista do alto é, ao mesmo tempo, assustadora e tremendamente fascinante. A vista noturna é de tirar o fôlego, principalmente em noites com boa visibilidade. Seu amigo, amiga ou grupo de amigos estrangeiros vão adorar. E, pode ter certeza, nunca vão esquecer.

5 comentários:

  1. adorei! levei meu amigo gringo a alguns desses lugares e ele ficou encantado. a dica da 25 foi otima eu nunca tinha pensado dessa forma. O gringo adorou! obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Quer levar uma lembrança ou souvenir de São Paulo para casa? Então, visite a loja virtual Souvenires de São Paulo:

    http://www.lojamais.com.br/loja/emp_bodyhome.aspx?codEmp=7115

    ResponderExcluir
  3. Obrigada
    Realmente vc me ajudou muito!
    Somente falta saber o que abre hoje - segunda-feira!

    ResponderExcluir